Utilizando o sistema de clusterização, ou seja, a divisão das áreas plantadas para cada um dos meses do ano, é possível a produção de frutas frescas o ano inteiro, com áreas de tamanhos previamente ajustados ao previsto no planejamento de produção para o periodo.
Aliadas a este sistema, são utilizadas técnicas de cultivo que permitem programar a floração e desenvolvimento das frutas ao longo do ano.
Uma das técnicas de produção utilizada, que gera maior produtividade por hectare, é a poda das plantas, mantendo-as sempre em baixa estatura, o que permite a colheita sem necessidade de máquinas e/ou outros equipamentos reduzindo sobremaneira os custos de produção e os danos físicos às frutas colhidas, evitando-se desperdícios.
Outra técnica própria utilizada é o adensamento do plantio, que possibilita um maior número de plantas cultivadas por hectare através da redução do espaçamento entre elas. As áreas de cultivo mais antigas, que são a média do setor, apresentam uma média de 100 a 200 plantas por hectare, enquanto que as plantações mais novas nas fazendas do Grupo Sweet Fruits, que utilizam esta nova técnica apresentam áreas que vão de 850 a 1.500 plantas por hectare.
O Grupo Sweet Fruits possui dois galpões de embalagem (packing houses) localizados em Petrolina/PE, para beneficiamento das mangas colhidas nas fazendas do Grupo com capacidade de processamento de 40 toneladas de frutas por hora.
Nessas instalações que são certificadas para a manipulação de alimentos por instituições internacionais, as frutas são lavadas e selecionadas em função do destino (mercado interno ou externo) e de suas características (tamanho, peso e cor), sob um rigoroso controle de qualidade. Após a seleção, as frutas são embaladas , paletizadas e armazenadas em câmaras frias, com capacidade para 20 containers.
A Sweet Fruits – Portugal - o elo de comercialização no território europeu, recebe as frutas exportadas pela Sweet Fruits e realiza o último beneficiamento no processo antes de entregar o produto às redes varejistas do continente. Nesse processo, realizado num galpão de 6.000 m2, são realizadas as verificações finais em relação à seleção (peso, cor, tamanho), à qualidade das frutas e eventuais ajustes em seu estágio de maturação.
A comercialização é o último elo da cadeia produtiva do Grupo Sweet Fruits, que começa com a produção em fazendas próprias, passa pelo beneficiamento dessas frutas em nossos packing house, garantindo a qualidade do produto desde o campo à prateleira.
Além das mangas produzidas nas fazendas próprias, o Grupo Sweet Fruits também comercializa outras frutas e produtos hortícolas. Dentre os produtos comercializados pelo Grupo produzidos e adquiridos nacionalmente temos: uva, melão, mamão, melancia e limão. Dentre os importados destacamos: pera, maçã, ameixa fresca, pêssego, kiwi, alho, cebola, adquiridos de países da América do Sul, Europa e China.
No Brasil, a Sweet Fruits distribui seus produtos através de sua filial em São Paulo, que atua dentro dos entrepostos comerciais no estado e têm como clientes varejistas de pequeno e médio porte e, também, grandes redes de supermercado.
Na Europa a distribuição é feita através da Sweet Fruits – Portugal – que tem como principais clientes grandes redes de varejo em Portugal, Holanda, Espanha, França e Polônia.
Atualmente são mais de 5 mil pontos de vendas, considerando todas as redes varejistas que compram produtos com regularidade semanal.